A exposição a fontes de luz azul que não são naturais está ficando cada vez maior e isso ocorre por causa de uma variedade de tecnologias, como celular, computador, lâmpadas e televisores. Por isso, é muito importante contar com óculos anti luz azul ou como também conhecemos, óculos com filtro de luz azul ou óculos bloqueador de luz azul.
É por causa da utilização das lâmpadas LED que temos grande parte da exposição a luz azul não natural. Mas por que isso acontece? Isso acontece porque muitos LEDs brancos são produzidos pelo emparelhamento de um LED azul, e com um fósforo de energia mais baixa, cria a luz de estado sólido (LES). A tecnologia começou a ser considerada como a iluminação do futuro, porque ela usa poucos recursos de energia quando comparada às outras tecnologias de lâmpadas e também não possui mercúrio.
Malefícios da luz azul artificial
Já foi demonstrado que quando estamos expostos à luz azul artificial, ela afeta a nossa saúde. Agora, quando estamos expostos à luz natural azul durante o dia, ela melhora a disposição, humor e o estado de alerta. A exposição a ela quando prolongada e durante a noite afeta o nosso ritmo circadiano o que nos causa muitos efeitos nocivos. Cientistas ainda acreditam que isso ocorre por causa da presença das células sensíveis à luz azul na retina e elas suprimem a produção de melatonina, que é o hormônio que promove o sono.
Existem alguns estudos realizados com animais que a luz proveniente de fontes de luz LED causaram danos nas células fotorreceptoras da retina. E a exposição aguda à luz de alta intensidade, como a luz azul, provocou perda das células fotorreceptoras. No entanto, os danos variam de acordo com o horário, como a noite onde os efeitos nocivos são de três a quatro vezes maiores.
Quais são os efeitos da luz azul no ritmo circadiano e no sono?
Quando olhamos para a tela do celular durante a noite, ela pode afetar a capacidade de dormir. Estudos avaliaram que os efeitos da exposição à escuridão, luz azul e luz amarela durante a noite e a conclusão é que a luz azul inibe a sonolência, enquanto a amarela não apresenta nenhum efeito significativo sobre o nosso sono. A escuridão, no entanto, promove a sensação de sonolência.
Quando expostos à luz azul de maneira prolongada, a média de horas de sono entre as pessoas diminuiu nas últimas décadas. Adolescentes que precisam dormir no mínimo nove horas por noite, estão dormindo cada vez menos.