Veja como evitar os danos causados pelas telas e os primeiros sinais de surgimento.
Dificilmente se encontra uma pessoa que não dependa de um equipamento eletrônico para trabalhar, se conectar com o mundo, pagar contas e executar outras rotinas do dia a dia. O celular pode parecer nosso melhor amigo, mas também causa danos à visão, principalmente em quem fica exposto por muitas horas a luz artificial azul emitida pela tela do celular . Veja os problemas que podem ocorrer e como evitar:
Primeiros sinais da visão exposta a tela de celular
Os primeiros sinais que surgem de que os olhos estão sofrendo com a tela são: dor de cabeça, tremor, cansaço ocular, pálpebra pesada, irritabilidade com luzes e coceiras. Isso ocorre quando não se faz pausa no uso da tela, o brilho está incorreto ou já existe algum problema na visão.
Caso não seja revertida a situação com o surgimento desses sinais, é possível que ocorra o desgaste do globo ocular, degeneração macular e o agravamento dos problemas de visão já existentes, como a miopia.
O problema é ainda maior em crianças
Os males ficam ainda maiores quando ocorrem nos olhos das crianças, mesmo sendo muito tentador oferecer um celular para conseguir executar as tarefas do dia a dia sem transtornos. Na Coreia do Sul, uma equipe de oftalmologistas fez um estudo com 916 crianças, com idade entre 7 e 12 anos. Mais de 6% delas apresentou a síndrome dos olhos secos, algo comum em pessoas idosas, todas elas utilizavam os equipamentos eletrônicos por mais de 3 horas diárias.
A pesquisa indicou que existe chance de ocorrer danos severos e irreversíveis aos olhos que ficam expostos por muitas horas à luz azul das telas, como degeneração macular, catarata e até cegueira. Por isso, é ainda mais importante ficar atento aos hábitos dos pequenos e evitar o vício em celulares, computadores e smartphones. O recomendado é oferecer até 45 minutos por dia, dividido em 3 turnos, para crianças acima de 2 anos.
Como evitar os problemas causados pela luz artificial
- Não passe mais de 2 horas seguidas exposto a luz artificial sem fazer um intervalo, que não inclua um equipamento eletrônico e tenha no mínimo 5 minutos
- Coloque sempre a tela na altura da vista, nem para cima ou para baixo, assim os olhos e a coluna não sofrem danos
- O ideal é a distância de 50cm entre a tela e os olhos, sendo o máximo de 30cm em casos especiais;
Utilize óculos com filtro de luz azul - Lembre-se de piscar, pois uma das reações do corpo ao tempo excessivo de luz artificial é a falta de lubrificação dos olhos
- Coloque os equipamentos no automático para se ajustarem às condições do local de uso, assim as luzes regulam com a iluminação externa
- Alguns profissionais tendem a recorrer ao uso de colírio, óculos ou outros acessórios para evitar danos, mas isso depende de prescrição médica.
Conte com a LP Vision na hora de escolher óculos e acessórios e mantenha sua visão mais saudável.